domingo, 24 de junho de 2012

Noticias da semana

Comer, comer! E comer bem




Outro dia, estava assistindo à televisão e vi uma reportagem sobre alimentação para crianças e jovens. Fiquei muito impressionado com a história de uma menina que comia totalmente fora dos horários, alimentava-se somente de alimentos fritos e cheios de gordura. A menina ainda não fazia atividade física! Resultado? Sua saúde estava seriamente comprometida!


O que quero conversar com vocês hoje é justamente sobre os bons hábitos alimentares.


• Variedade de alimentos: é importante variarmos os tipos de alimentos. Comer alimentos saudáveis, como verduras, legumes, proteínas animais, grãos… E que todos eles componham o seu prato. Lembre-se de que seu prato precisa ter, pelo menos, umas três cores diferentes.
• Qualidade dos alimentos: prefira sempre alimentos de boa qualidade. Enlatados, comidas congeladas e prontas, comida de microondas não são tão boas quanto os alimentos comprados na feira, no açougue, na peixaria.
• Preparo dos alimentos: é muito importante prestar atenção na forma de preparar o seu alimento. Desde a hora de lavá-lo, caso seja necessário, até a hora de prepará-lo. Evite frituras! E procure curtir esse momento de preparação! Afinal, começamos a nos alimentar antes de comer com a boca!
• Horário das refeições: procure fazer as suas refeições diariamente, não fugindo muito da regra. Sabe? Tomar café-da-manhã, almoçar e jantar, mas também fazer um lanchinho leve entre as refeições é fundamental para termos boa saúde e energia ao longo do dia! E nada de comer em frente à TV ou ao computador. Tudo tem a sua hora!
• O que não é alimento para o corpo: não tem como negar, gente! Refrigerante, balas, chicletes, salgadinhos não são alimentos para o corpo e para a alma! Eles podem até nos saciar, mas não nutrem o corpo.


Lembre-se de comer devagar, sem pressa para terminar, prestando atenção no que está comendo. E, claro, prefira sempre companhia nas suas refeições. Comer junto com a sua família é muito importante!


É na hora da refeição que podemos compartilhar conversas, dar boas risadas, sermos carinhosos uns com os outros! Eu sempre tive esse exemplo e o carrego comigo! Adoro comer com amigos e com a minha família!


Resolvi escrever sobre esse tema porque vejo que crianças que têm uma boa alimentação ficam com mais disposição para enfrentar o dia, concentram-se melhor, encaram os desafios com mais vitalidade, ficam menos gripadas, praticam melhor esportes, entre outros benefícios.


E, pensando naquela menina… se ela pudesse seguir essas dicas e praticar atividades físicas, talvez não passasse pelo que está passando!


Como é a sua alimentação? Qual é a sua comida preferida? Vamos refletir sobre esse tema?


Um beijo e até o dia 4 de julho!
Marcelo


Obs.: quem me ajudou a escrever esse texto foi a Gabi, minha esposa, que é nutricionista!


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

A privacidade
Quem sabe me dizer o que significa privacidade? E intimidade? Então, vamos pensar um pouco sobre esses conceitos para continuarmos a ler esse texto.


Sabia que há coisas que fazem parte da intimidade, da história pessoal da nossa família, dos nossos amigos, das pessoas próximas, que não devem ser compartilhadas com ninguém? Às vezes, colocamos na internet fotos e vídeos que podem ser usados de maneira inadequada. Há muitas pessoas na internet que não são nossas amigas e que não se preocupam em cuidar daquilo que postamos com carinho.


Então, preste atenção:


Evite publicar fotos de lugares que costuma frequentar, informações pessoais, senhas, planos futuros, fotos de viagem… Essas coisas podem ser usadas por pessoas com intenções obscuras. Tente ver se o lugar que você costuma publicar imagens, pensamentos e afins tem algum dispositivo que bloqueie pessoas que você não conhece. Lembre-se de que, na internet, circulam milhares de pessoas que não conhecemos. O ideal mesmo seria compartilhar com a sua família o que você deseja publicar e ver com eles se é adequado para alguém da sua idade. Seu pai e sua mãe são os responsáveis pela sua vida na internet. Se receber alguma mensagem estranha, não deixe de contar para eles, viu?


Um beijo para vocês e até o dia 6 de julho!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Vigésimo segundo episódio – Galeria de imagens
Os meninos quase ficaram sem o pirlimpimpim. Você viu?


Cada um queria viajar para um lado e ninguém queria abrir mão do seu destino. Até que Emilia teve a ideia de esconder o pó mágico, mas não deu muito certo.
A Cuca acabou encontrando antes e foi aí que a confusão começou.


Para fugir da Cuca, os meninos tiveram que se desfazer do pirlimpimpim – ou do que achavam que era a substância. Quando chegaram em casa descobriram que, na verdade, a Emília escondeu o tempero da Tia Nastácia e que o pirlimpimpim estava lá no Sítio.


Viu esse episódio? Então confira a galeria de imagens que fizemos especialmente para vocês.



Créditos: Mixer/TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário