sexta-feira, 8 de junho de 2012

Canal de perguntas

Inauguramos aqui o nosso CANAL DE PERGUNTAS! Um espaço para as dúvidas e questionamentos dos leitores dessa coluna! Um espaço para esclarecermos as nossas dúvidas sobre esse tema tão importante que é a Internet Segura!


Bem, recebemos algumas perguntas e escolhemos duas questões para essa semana! Tentaremos responder a todas as perguntas que forem enviadas ao blogue com calma e com tempo. Muitos dos assuntos trazidos pelos leitores e leitoras podem nos inspirar para os próximos temas! Vamos às perguntas! As duas são de mães, mas que também podem ser pensadas para aqueles que usam a internet como ferramenta de pesquisa:


- Como oriento meu filho na hora de buscar algum tipo de conteúdo para fazer trabalho?


A internet é uma potente ferramenta para ampliar repertório, entender novos conceitos, termos ideias. Podemos usá-la para pesquisar uma informação, para relacionar conteúdos, para buscar imagens, músicas, documentários. Imagine um determinado conteúdo podendo ser explicado por diferentes expressões? Por exemplo: você quer pesquisar sobre o Monteiro Lobato. Você vai encontrar seus textos, sua histórias, pessoas falando sobre ele, fotos pessoais, ilustrações, vídeos e músicas. É assim que a pesquisa na internet deve ser orientada: para ampliar ao máximo as possibilidades de entendimento e acesso ao conteúdo! Mas todos devemos ter muito cuidado com os sites que pesquisamos. Por isso, é sempre bom termos uma lista de favoritos para as pesquisas. Digitar nos sites de busca o tema não é pesquisa completa! Peça indicação para a sua escola sobre os sites interessantes! Eu sempre aconselho os sites de museus, os sites de emissoras de documentários e outros sites de conteúdo de educação.


- Criança pode ter e-mail?


Criança pode ter email, sim. Mas sempre com a supervisão dos familiares. Email é outra ferramenta de comunicação importante na vida de hoje em dia! E podemos fazer um bom uso do email se soubermos usá-lo adequadamente. Mas acho que isso vem com o tempo. O importante para as crianças, nesse momento, é prestar atenção para ver se elas não abrem emails inadequados, com mensagens adultas, com vírus, essas coisas. E ver com quem as mesmas conversam. É importante, se deixarem seus filhos e filhas terem uma conta de email, fazer um combinado antes dizendo que vocês supervisionarão os passos dela. Tudo esclarecido, é só usufruir das maravilhas da internet!


Um abraço grande para vocês e até o dia 22 de junho!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário