4° Temporada

A Menina da Selva
Capítulo 1 – A Turma do Sítio recebe uma missão na Floresta Amazônica

No Rio de Janeiro um homem vê vídeos de sua filha com sua neta. Na Floresta Amazônica, uma índia chamada Jajale se prepara para atirar um dardo em um caçador, mas um homem tira uma foto da indígena e ela cai de cima de uma árvore. O caçador a vê e percebe que a menina tem esmeraldas em seu colar. O homem pega Jajale. O homem que tirou a foto da índia branca mostra para outras pessoas da sua excursão. O Caçador leva Jajale para o seu esconderijo. Um macaquinho aparece e distraí o caçador. Jajale foge e se encontra com um índio chamado Iaú. Ele avisa para a indiazinha que ela precisa tomar cuidado. No Sítio do Picapau Amarelo, Barnabé rega as flores. Benta faz tricô. Iara se olha no espelho. Rabicó pega o bolo que Tia Nastácia tirou do forno. A Turminha conversa no quintal. Visconde aparece e mostra no jornal com a foto de uma índia branca. Emília começa a pensar. No Rio de Janeiro, o homem que estava vendo o vídeo vê no jornal a foto da índia e percebe que ela é sua neta. Iaú bate na árvore Suma - uma e faz a terra tremer. Todos no Sítio sentem o tremor. Cuca manda o Pesadelo ver de onde vem o fenômeno. Zé Carijó e a turma do Sítio conversam sobre o tremor, que logo parou. Iaú aparece em uma imagem no Sítio e explica que precisa de ajuda. O Índio entrega à Emília uma chave para abrir o portal até a Floresta Amazônica.

Capítulo 2 – Paulo e Amorzinho chegam à Floresta Amazônica

Emília olha para o Tajá, a chave para abrir o portal até a Floresta Amazônica. Na Amazônia, Iaú fala para Jajale que ela tem que tomar cuidado. O Caçador Mike Navalha procura pela indiazinha na mata. No Sítio, a turminha conversa sobre o Tajá. Pesadelo aparece e pega o objeto mágico da mão do Visconde. O Monstro foge. Nastácia chama todos para o almoço. Pesadelo mostra o Tajá para Cuca. A Bruxa briga com seu ajudante, pois ele roubou uma coisa que nem sabe o que é. Nastácia e Benta tiram a louça do almoço. Emília fala para Pedrinho, Narizinho e Visconde que vai pedir ajuda do Saci. No Rio de Janeiro, Paulo resolve ir para a Amazônia procurar sua neta e resolve levar a sua amada e o Mordomo. Amorzinho não gosta. Saci e Cuca brigam pelo Tajá. O objeto some. Saci avisa para a turma do Sítio o que houve. O pássaro Uirapuru larga o Tajá na frente da Emília. Na selva Amazônica, Iaú deixa a cobra Norato cuidando de Jajale e sai. Mike Navalha anda pela floresta e índios o prendem. Jajale dorme e quando acorda não encontra seu macaquinho. A indiazinha sai para procura - lo. Paulo, Amorzinho e Godofredo chegam à Floresta Amazônica e vão se hospedar em um hotel. No Sítio, Narizinho deixa um bilhete para Dona Benta. Emília usa o Tajá.

Capítulo 3 – Turma do Sítio chega à Floresta Amazônica
Narizinho, Pedrinho, Visconde, Emília e Zé Carijó chegam à Floresta Amazônica. Todos ficam encantados. Visconde vê a árvore Suma - uma e explica o que ela é. Zé bate nela e o som ecoa. Tio Barnabé ouve o barulho da batida lá no Sítio. No hotel Ariaú Amazon Tower, Paulo explica para Amorzinho o que aconteceu com sua filha e com sua neta. Jajale chega ao hotel atrás de seu macaquinho e entra em uma sala. Paulo procura por Godofredo e o encontra na piscina. Paulo briga com o mordomo. Jajale pega o macaquinho, mas ele foge de novo. A Turma do Sítio anda pela mata. Todos ficam impressionados com o tamanho da floresta. Iaú aparece e resolve levar eles até Jajale. O pajé chega com todos na árvore onde deixou a índia, mas não a encontra. Jajale entra no hotel e encontra seu macaquinho em um depósito. Uma camareira fecha a porta. Anoitece. No Sítio, Nastácia encontra o bilhete de Narizinho e Benta lê. As duas ficam mais calmas. Amanhece. A Turma do Sítio acorda no meio da mata, onde pararam para descansar. A Camareira abre a porta e Jajale sai com seu macaquinho. Mike Navalha faz fogo com fósforo e os índios que o prenderam ficam impressionados. Amorzinho toma café no hotel. Jajale aparece correndo atrás de seu macaco e pega a estola de raposa que enfeitava o pescoço de Amorzinho. A mulher corre pedindo ajuda. A Turma do Sítio aparece.

Capítulo 4 – Um índio pega Emília
Emília vê Jajale e corre atrás dela junto com Pedrinho e Narizinho. Amorzinho fica pasma com o que houve e desmaia. Visconde e Zé Carijó vão ajudar. Jajale entra na mata e chora ao perceber que a raposa que enfeitava o pescoço da mulher está morta. Iaú aparece e briga com a índia. Jajale quer se vingar da moça. Paulo vê Amozinho desmaiada e pergunta o que houve. Emília, Narizinho e Pedrinho não encontram Jajale e voltam ao hotel. Todos do Sítio conversam com Paulo e Amorzinho e descobrem que estão procurando a mesma pessoa. PPA aceita a ajuda da Turminha para encontrar a sua neta. Mike Navalha consegue virar cacique de uma tribo de índios, pois usou um truque para fazer fogo. O antigo Cacique, Iacaré sai pela mata. Godofredo anda pela floresta e Mike aparece. O caçador descobre que o homem mais rico do Brasil está precisando de ajuda para encontrar sua neta. Pedrinho, Narizinho, Emília, Zé e Paulo andam pela mata. Godofredo aparece e apresenta Mike como guia da floresta. Todos saem para procurar a índia branca. Jajale chega no hotel e quer se vingar de Amorzinho. Zé Carijó sente sede. Mike leva todos até a Sumaúma. Ele corta uma raiz da árvore e começa a sair água. Todos se refrescam e continuam a busca. Emília pára para ver algumas formigas. A boneca não vê mais ninguém. Iacaré aparece e pega Emília.

Capítulo 5 – Iara ajuda a encontrar Jajale

Iacaré leva Emília para longe. Iara sai de dentro do rio e pede para o índio soltar a boneca. Iacaré obedece. Emília fica pasma com o surgimento da Rainha das Águas. Pedrinho, Narizinho, Zé e Godofredo percebem o sumiço da boneca. Paulo conversa com Mike e conta tudo sobre a sua neta. Na conversa, PPA fala sobre a existência de índios curinqueãs pela Amazônia e que eles usavam ouros e esmeraldas pelo corpo. Mike lembra das pedras que viu em Jajale. A índia branca pega algo de dentro do rio e leva para o hotel. Jajale coloca um peixe elétrico dentro da piscina, onde Amorzinho está. A Mulher leva choques e sai. No Sítio, Benta conversa com Quindim, Conselheiro e Rabicó. No hotel Ariaú Amazon Towers, Visconde escreve um e - mail para Benta. Iara fala para Emília que está ali para encontrar Jajale. As duas saem correndo. Iaú fala para Pedrinho, Narizinho e Zé que a boneca está bem. Paulo, Godofredo e Mike resolvem voltar para o hotel. Jajale os observa. Logo depois, a turminha do Sítio passa a caminho do hotel. Iara leva Emília de canoa para o hotel. A boneca agradece e corre. Narizinho, Zé e Pedrinho vêem a boneca e a abraçam. Amorzinho fala com Paulo sobre o acontecimento. Mike é apresentado para a mulher, logo depois os três conversam. Paulo sai para arrumar uma nova busca pela sua neta. Mike percebe que Amorzinho não gosta do velho. O caçador fala para Amorzinho que vai ajuda - la a se livrar de PPA, mas em troca ele quer ajuda para prender Jajale. A Turma do Sítio fala com a avó e a Nastácia pelo telefone, todos ficam felizes. Amorzinho anda pela mata com um chapéu de penas de araras. Jajale vê e corre para ataca - la. Mike joga uma rede na índia e a prende. Paulo vê e corre para ver sua neta.


Capítulo 6 – Emília e Zé Carijó em perigo!
Paulo tira a rede de cima de sua neta. Jajale morde Amorzinho, pisa no pé de Mike e foge. Paulo volta ao hotel. Godofredo leva suco de maracujá para o seu patrão se acalmar. Emília, Pedrinho e Narizinho aparecem. A boneca avisa que vai atrás de Jajale. No Sítio, Benta e Nastácia conversam sobre a aventura da turminha. A Cozinheira vai dar comida para as galinhas. Na Amazônia, Zé Carijó tira um cochilo enquanto pesca. Jajale aparece e fala com o caipira, que não percebe a sua presença. Amorzinho e Mike conversam. O Caçador deixa escapar que está atrás do ouro dos índios Corinqueãs. Depois, no hotel a turminha conversa sobre os índios Corinqueãs. Mike e Amorzinho escutam. Emília sai atrás de Zé Carijó. Pedrinho e Narizinho saem. Amozinho entende o que Mike quer de Jajale, os dois se "aliam". Emília acorda o Zé Carijó e o obriga a ir junto atrás de Jajale. Godofredo chega no quarto de Amorzinho. A Mulher diz para o mordomo que ele vai ter que ajudar a encontrar a tribo de índios cobertos de ouro e esmeraldas. Zé fala para Emília que acha que ouviu a índia enquanto dormia. Emília briga com o caipira. Mike manda laguns índios irem atrás de Jajale e prender Emília. A Boneca e o caipira andam pela mata. Os índios aparecem e os cercam.
Capítulo 7 – As confusões continuam

Os índios pegam Zé Carijó e Emília. Amorzinho e Godofredo andam pela mata a procura da aldeia dos Corinqueãs. Narizinho procura por Emília na selva. O Iacaré aparece e acha que a menina é uma deusa. O índio a leva. No Sítio, Benta vê fotos da Floresta Amazônica. Nastácia acha que a avó queria estar lá. Benta confirma. Pedrinho fala com PPA. O menino diz que depois que acharem Jajale, Paulo pode conhecer o Sítio. Logo depois, o menino procura pela sua prima na mata. Iara aparece e diz que vai ajudar a procurar a menina. No hotel, Paulo coloca a sua bota e sai para a selva procurar a sua neta. Iara e Pedrinho encontram a canastra da Emília largada no meio da floresta, os dois se olham. Zé e Emília são amarrados na aldeia dos índios. Jajale manda o seu macaquinho se esconder, pois está com medo que algum homem branco faça mal a ele. A índia chora na despedida. Godofredo cai com uma mala dentro do rio. Amorzinho corre pega a sua mala e deixa o homem na água. Iara e Pedrinho chegam e vêem Godofredo. Emília e Zé conversam amarrados. Mike chega e manda os índios fazerem algo com os dois.

Capítulo 8 – Jajale liberta Emília e Zé Carijó

Mike avisa Emília e Zé Carijó que eles vão virar comida. A Boneca diz que ela é feita de pano. Mike decide colocar ela na fogueira e assar o caipira. Iara e Pedrinho ajudam Godofredo a sair do rio. Jajale vê Emília e Zé precisando de ajuda e assusta os índios e o caçador com uma fantasia de folhas. Iara, Pedrinho e Godofredo chegam a uma parte escura da floresta. Um feiticeiro aparece. A Rainha das Águas tenta usar a sua magia, mas fica fraca. O feiticeiro some. Os três continuam a procurar Narizinho, Emília e Jajale. Na aldeia, a boneca fala com a índia. Amorzinho anda pela mata e chega à beira do rio Amazonas. A mulher vê um boto. De repente escurece. O Boto se transforma em homem e atrai Amorzinho, levando - a no colo até o rio. O homem some com a mulher. Emília fala para Jajale que ela é branca. A índia fica brava e sai. Narizinho e Iacaré encontram Iara, Pedrinho e Godofredo. Emília e Zé andam na mata e encontram todos. Os índios da tribo de Iacaré aparecem e também acham que Narizinho é uma deusa.

Capítulo 9 – Narizinho em perigo!

Narizinho é levada até a tribo de Iacaré. Emília, Iara, Pedrinho, Zé e Godofredo observam a menina sendo tratada como uma deusa. Paulo não encontra Godofredo. Mike chega e pede o seu pagamento adiantado. PPA paga e manda o homem procurar a sua neta. O homem - boto deixa Amorzinho na beira do rio e sai. Mike chega na aldeia. Os índios pegam o homem e colocam ele em um formigueiro. Godofredo sai para procurar o seu patrão. Narizinho fica com dó de Mike e manda os índios o libertarem. Godofredo avisa Paulo que Mike é um bandido. Amorzinho acorda e sai a caminho da floresta. Jajale encontra Iaú. O pajé avisa que ela é branca e que deve sair da floresta. A índia fica triste. Na tribo, todos dançam ao som de instrumentos indígenas. Uma feiticeira aparece e pega Narizinho. Iara fica fraca. No hotel, Paulo e Godofredo saem para mais uma busca da menina da selva. Na tribo, Iara fala para todos que os índios decidiram sacrificar Narizinho.

Capítulo 10 – As Maldades de Mike Navalha

Os índios querem sacrificar Narizinho. Pedrinho pisa no pé de Iacaré. Iara abre espaço para todos fugirem. Zé carijó pega Narizinho. Jajale aparece e todos a seguem. No hotel, PPA vê Amorzinho chegando e a ajuda. O homem leva sua esposa até o quarto para poder descansar. A Turminha chega na beira do rio. Iara volta para a água, pois está muito fraca. Todos continuam andando pela mata. Iaú aparece e avisa que Jajale precisa ficar com homem branco. A índia foge. Iaú some. A Turminha volta para o hotel. Amorzinho vai tomar banho. Mike entra no quarto, faz Godofredo desmaiar e ameaça Paulo. PPA sai com o caçador. A Turminha entra no quarto e acorda Godofredo, ele avisa que não sabe o que houve. Amorzinho chega e descobre o que aconteceu, ela desmaia. Emília acha que Mike raptou Paulo. O Caçador leva Paulo até uma ponte e quer jogar o milionário para os jacarés, mas o malvado acaba escorregando e fica pendurado na ponte. Paulo resolve ajuda - lo. Mike pega sua arma e ameaça Paulo. A Turma do Sítio procura por PPA. Mike manda Paulo entrar no rio para ser comido pelas piranhas. PPA sob ameaça entra nas águas e começa a se afogar. Jajale aparece em uma canoa e salva o seu avô. Mike fica nervoso e entra no rio. Jajale chama um Jacaré. Mike está em perigo!

Capítulo 11 – Jajale vai embora da Floresta Amazônica

Mike some no meio do rio. Iara sai das águas e vai para a beira. PPA e Jajale chegam na beira do rio. A Turminha aparece. Iaú diz a indiazinha que ela precisa ir para a cidade. Jajale chora, pois vai ter que deixar a Floresta Amazônica. O pajé dá um amuleto de proteção para a índia. Depois, Godofredo conta para Amorzinho que Mike foi comido por um jacaré. Jajale e Paulo conversam no quarto do hotel. A índia vê uma foto de sua mãe e se emociona. Jajale aceita a ir para a cidade. A Turminha ouve pela janela. Logo depois, Amorzinho, PPA, Jajale e Godofredo deixam a maior floresta do mundo à caminho do Rio De Janeiro. A Turminha também decide ir embora. Visconde aparece e avisa que estava na biblioteca do hotel. A Turma do Sítio vai para uma região da mata. Iacaré e sua tribo aparecem e querem pegar Narizinho. Emília pega o Tajá e todos aparecem no Sítio. Barnabé, Quindim, Conselheiro, Rabicó, Benta e Nastácia ficam felizes. No Rio de Janeiro, Jajale conhece a cidade. Paulo chega na sua casa e mostra tudo para a sua neta. A índia tem medo de subir de elevador. No Sítio, Benta fica pasma quando soube que os índios queriam sacrificar Narizinho. Emília guarda o Tajá em sua canastra. Cuca e Pesadelo observam na bola de cristal e decidem roubar. No Rio de Janeiro, PPA pede para Amorzinho realizar um almoço para apresentar Jajale a sociedade. A mulher promete causar confusão.

Capítulo 12 – Amorzinho quer se livrar de Jajale

Amorzinho coloca uma lagosta viva para servirem no almoço que PPA mandou providenciar. Jajale vê que o cozinheiro vai colocar a lagosta na água quente e o salva. A indiazinha coloca o crustáceo dentro de um aquário. Paulo chega e tenta acalmar a sua neta. Amorzinho percebe que seu plano não deu certo e quer bolar outro. Na gruta da Cuca, a bruxa quer pegar o Tajá da Emília. Saci ouve e vai de rodamoinho até o Sítio. Saci avisa para o Pedrinho o que Cuca está planejando. Iara fica feliz por ter voltado para o seu rio. Iaú aparece e diz que Jajale está em perigo. O pajé some. Na casa de PPA, no Rio de Janeiro, Amorzinho convida Jajale para um passeio. No Sítio, Emília quer proteger o seu Tajá. Iara e Saci aparecem. A Rainha das Águas avisa que a menina da selva corre perigo. A Boneca tem um plano. Visconde, à mando de Emília, faz um falso Tajá. Emília, Narizinho e Pedrinho saem da casa. Benta e Nastácia estranham. A Turminha chega na gruta. Cuca e Pesadelo pegam os netos de Benta. Emília avisa que quer trocar o Tajá pela sua bola de cristal. A Bruxa aceita. No Rio de Janeiro, Amorzinho coloca Jajale no carro para dar um passeio. A Turminha chega ao Sítio. Nastácia fica triste, pois ninguém comeu a sua comida. A cozinheira dá um bolo para o Rabicó. Emília faz a bola de cristal funcionar. Todos vêem Amorzinho levando Jajale dentro do carro sendo levada à força para algum lugar.

Capítulo 13 – Cuca arruma confusão no Sítio
Amorzinho leva Jajale para uma rua movimentada e faz com que a índia se perca. A Mulher vai embora e deixa Jajale perdida. A Turminha do Sítio vê na bola de cristal e fica pasma. Cuca percebe que o Tajá que Emília lhe deu é falso e quer o verdadeiro. Emília dá a bola de cristal para Quindim e Rabicó brincarem. A Boneca sai correndo chamando por Zé Carijó. No Rio de Janeiro, dois homens percebem que a menina perdida é filha do milionário Paulo e querem pega - la. Jajale percebe o perigo e corre. Os homens vão atrás. No Sítio, Zé fala para Emília que o Rabicó comeu a chave do cadeado da canastra. Todos viram o porco de cabeça para baixo e a chave sai. Depois, Quindim e Rabicó brincam de jogar com a bola de cristal. Cuca vê e fica nervosa. A Bola cai longe. O porco vai buscar. Cuca hipnotiza Quindim e o manda buscar o Tajá. O Rinoceronte pega a canastra e sai. A Turminha vê e corre atrás. Quindim entrega o baú para Cuca. A Bruxa sai correndo, mas esbarra no Rabicó. A Canastra cai e a bola de cristal voa na cabeça do Quindim. O rinoceronte sai do transe de hipnose. No Rio de Janeiro, Jajale consegue fugir dos homens e anda pela cidade. A Turminha se prepara para ir ao Rio de Janeiro salvar a índia. Pesadelo à mando de Cuca vai ao Sítio e consegue pegar a bola de cristal. Godofredo procura pela neta de Paulo na "Cidade Maravilhosa". O mordomo pára o carro. Jajale passa por ele e fica olhando. Um outro carro está prestes a atropelar a indiazinha.
Capítulo 14 – Confusão no Rio de Janeiro!
O carro freia e Jajale corre. Godofredo não a vê. Amorzinho fala para PPA que Jajale desapareceu. No Sítio, a turma tenta abrir a canastra da Emília, mas a chave está torta. No Rio de Janeiro, Jajale anda pela cidade. No Sítio, Pedrinho conserta a chave e Emília consegue abrir o seu baú. A boneca pega o Tajá. Iara e Saci aparecem e querem ir junto para o Rio de Janeiro. Emília usa o amuleto e todos somem. Visconde e Zé Carijó ficam. Anoitece. Na "Cidade Maravilhosa", a turminha chega e encontra a índia. Amanhece. Godofredo sai de carro para procurar a neta de Paulo. Amorzinho está feliz com o que está acontecendo. A Turminha anda por uma praça. Ninguém sabe como encontrar a casa de Paulo. Todos atravessam a rua. Iara e Saci param no meio. Os carros buzinam. Um guarda aparece e pede para eles saírem. Iara quer transformar o homem em pedra. Saci não deixa. A turminha encontra Godofredo no meio dos carros e sobem no veículo. Na varanda da casa, Paulo vê o mordomo chegando e fica feliz por ver a sua neta. Depois, a turma se despede de Jajale e vai para o Sítio. A índia vê Amorzinho conversando no telefone dizendo que vai se livrar dela. Jajale vai para o seu quarto, olha pela janela e usa o seu Tajá. A índia aparece no Sítio. Pedrinho, Narizinho e Emília a vêem e ficam felizes.
Capítulo 15 – Príncipe escamado pede a ajuda da Iara

Jajale chega ao Sítio. Dona Benta conhece a índia. A avó diz que ela pode ficar, mas vai avisar ao seu avô. Jajale sai para conhecer o capoeirão sozinha. Narizinho, Pedrinho e Emília não conseguem ir atrás dela. A índia vê Iara e Saci. Cuca aparece e descobre o Tajá que Jajale tem no pescoço. A Bruxa quer pega -lo. Iara começa a cantar. Saci some com a indiazinha. No Rio de Janeiro, PPA recebe uma ligação de Dona Benta. Paulo fica feliz por saber que sua neta está no Sítio. O homem avisa para Amorzinho que eles vão para o Sítio do Picapau Amarelo. A mulher não gosta muito. Cuca volta para a sua gruta, brava com Iara. A Bruxa quer um tajá. No fundo do rio, Príncipe Escamado e Major Agarra e não larga mais pedem ajuda da Iara, pois tem um jacaré no Reino das Águas Claras. O réptil entra na casa da Rainha das Águas. Iara avisa que é o Jacaré - Açú. O Jacaré da Amazônia diz que está com dor de barriga. Iara vai ao Sítio e pede ajuda da Emília e de Jajale. De volta ao fundo do rio, a boneca dá a ideia de chamarem o Doutor Caramujo. Paulo, Godofredo e Amorzinho chegam ao Sítio. O doutor do reino diz para o jacaré que vai precisar fazer uma cirurgia. O réptil se mexe muito e cospe Mike Navalha. O Caçador sai do rio e se encontra com Amorzinho no Sítio. Pedrinho vai no fundo do rio e chama Jajale para ir ao Sítio. Paulo fica feliz por ver a sua neta.

Capítulo 16 – Amorzinho e Mike querem raptar Jajale
Jajale diz para o avô que não volta para cidade. Depois, Doutor Paulo conversa com Dona Benta. A avó diz que é melhor eles se hospedarem no Sítio até Jajale se sentir melhor para voltar ao Rio de Janeiro. Mike e Amorzinho conversam e armam um plano para capturar Jajale. A Turma do Sítio anda pelo sítio com o Jacaré Açú. Cuca aparece e quer manda - lo de volta para a Amazônia. A Bruxa faz um feitiço para ele sumir, mas Emília pega um espelho e o raio reflete. Cuca some. Paulo manda Godofredo parar de comer os bolinhos da Tia Nastácia e levar as malas para o quarto que eles vão ficar. A Turminha leva o Jacaré Açú para descansar. O réptil avisa que não consegue dormir. A turma chama Nastácia. A Cozinheira conta e o jacaré dorme. Na gruta, Cuca manda Pesadelo pedir ajuda de Iara para se livrar do Jacaré. Depois de uma conversa com Barnabé, Teodorico resolve voltar para sua fazenda. Mike Navalha aparece e diz que veio do Texas para investir na região. O coronel o convida para ser o seu sócio para administrar as suas terras. Iara diz a Pesadelo que não vai ajudar Cuca. O Jacaré Açú acorda com um barulho de celular vindo de sua barriga. Zé Carijó chega e tenta acalma - lo. A Turminha ensina Jajale a empinar pipa. Mike se encontra com Amorzinho no sítio e avisa que conseguiu se hospedar na fazenda de um coronel. Os dois bolam um plano para raptar a índia. Cuca avisa para Pesadelo que vai enganar Iara para ela ajudar a expulsar o Jacaré da região. Anoitece. Mike chega de camionete no Sítio. Amorzinho o vê e entra no quarto de Narizinho. Jajale, Emília e Narizinho dormem. A mulher pega uma vassoura para fazer a índia desmaiar.
Capítulo 17 – Amorzinho decide se aliar com a Cuca


Amorzinho vai fazer Jajale desmaiar, mas Emília se mexe e a mulher se esconde. Amorzinho percebe que a boneca dormiu novamente. Jacaré Açú não consegue dormir e sai pelo Sítio. Cuca tenta bolar um plano para espantar o Jacaré de sua região. Mike Navalha estranha a demora de Amorzinho. O jacaré aparece e o caçador grita. Emília, Jajale e Narizinho ouvem e acordam. Amorzinho se esconde, mas a boneca a vê. A mulher inventa que foi ver como estava a neta de PPA. Narizinho avisa que um homem saiu de camionete do Sítio. Amorzinho diz que não é nada e manda elas dormirem. Emília desconfia. Amanhece. Dona Benta e os outros ficam sabendo o que aconteceu na noite anterior. Paulo dá a ideia de chamarem a polícia. Amorzinho fica pasma, mas disfarça. Cuca e Pesadelo aparecem no Sítio. Zé, Quindim e Conselheiro vêem o jacaré dormir. Cuca chega e os três correm. A Turminha conversa na biblioteca e chega a conclusão que era o Mike Navalha que invadiu o Sítio na noite anterior. Visconde quer investigar mais. Teodorico pergunta para Mike se ele usou a sua camionete. O Caçador diz que usou, pois não conseguia dormir de noite. O coronel desconfia. O Jacaré Açú acorda e ele e a Cuca começam a brigar. Nastácia vê e fica pasma. Saci aparece e leva a Cuca para a gruta. Mike diz para Amorzinho que eles precisam agir rápido. Benta dá água com açúcar para Nastácia se acalmar. Amorzinho vê que as duas estão conversando sobre a Cuca e decide se aliar a bruxa. Cuca manda o Saci ir embora. A bruxa fica com raiva. Amorzinho aparece. A Turma do Sítio segue marcas de roda de camionete e chegam a casa de Tedorico. Depois, a turma conversa no Sítio. O Coronel chega com o Mike Navalha. A Turminha avisa para Teodorico que ele é um canalha.
Capítulo 18 – Paulo quer voltar para o Rio de Janeiro
Mike Navalha foge. Teodorico avisa para todos que o bandido está rondando a região. Paulo diz para Jajale que eles precisam voltar ao Rio de Janeiro. Cuca amarra Amorzinho. Mike anda pelo capoeirão. Pesadelo o captura e o leva para a gruta. Amorzinho e o caçador se olham. A Turma do Sítio não quer que Jajale vá embora. Dona Benta explica que ninguém pode mudar a escolha de PPA. Paulo se preocupa com o sumiço de sua esposa. Cuca avisa para Pesadelo que eles precisam pegar o Jacaré Açú antes de comer as visitas. Mike diz que pode capturar o réptil, mas em troca a bruxa tem que capturar a índia branca. Cuca aceita a proposta. A Turminha tenta convencer a Paulo que Amorzinho é malvada, mas eles não conseguem. Mike e Amorzinho chegam ao Sítio. O caçador avisa para a mulher que eles vão enganar a bruxa. Mike vê o jacaré e corre. Amorzinho se esconde. O jacaré Açú corre atrás de Rabicó. O porco pede ajuda de Zé Carijó, mas o réptil não para. Nastácia aparece e dá vassouradas no jacaré. Cuca avisa para Pesadelo que vai enganar Mike. Amorzinho chega na sala da casa e Paulo a avisa que eles vão voltar para o Rio de Janeiro. A Mulher fica pasma.
Capítulo 19 – Mike atira um tranqüilizador na Cuca

Amorzinho finge um desmaio. Depois, todos a levam para o quarto. A Mulher finge que está doente. Paulo acha melhor eles esperarem para ir ao Rio de Janeiro. Cuca e Pesadelo invadem o Sítio. Benta conversa com Paulo na sala. A Turminha brinca de cabra cega. Zé Carijó está com os olhos vendados. Cuca faz o caipira desmaiar e se transforma em Zé. A bruxa disfarçada, inventa de brincar de cabra cega ao contrário. A Turminha venda os olhos e tem que encontrar o falso Zé. Cuca se aproveita e pega Jajale. A índia derruba o seu tajá. Depois, Mike vê que Cuca pegou Jajale antes dele. A Turminha percebe que Jajale sumiu. Zé aparece e diz que não se lembra de nada. Paulo fica pasmo com o sumiço de sua neta. Amorzinho ouve tudo e acha que foi Mike que pegou a menina. Todos no Sítio saem a procura da neta de PPA. Benta, Paulo e Nastácia ficam na casa. Amorzinho se encontra com Mike. Os dois saem para a gruta da Cuca. A Bruxa pede para a índia o Tajá. O Caçador aparece e atira um dardo tranquilizante na Cuca, ela cai.

Capítulo 20 – Paulo e Jajale vão morar na Amazônia
Mike atira um dardo tranquilizante em Cuca e ela dorme. Amorzinho e o caçador pegam Jajale e avisam que vão leva - la de volta para a Amazônia. Zé Carijó encontra o Tajá de Jajale no terreiro e mostra para Visconde. A Turminha conversa na sala. O Sabugo aparece e mostra o Tajá. Mike coloca Jajale e Amorzinho em um bote, mas o motor não funciona. A mulher passa um creme no motor e ele funciona. Pesadelo chega na gruta e acorda a Cuca. No Sítio, Emília pede para o Tajá levar todos para onde Jajale está. Paulo aparece e vai junto. Todos vêem a índia no barco. PPA fica pasmo ao ver sua mulher do lado do bandido. Mike pega Narizinho e avisa para se afastarem. Pedrinho acerta uma pedra no olho do malvado. Paulo empurra Amorzinho no rio e parte para cima de Mike. Emília vai salvar Jajale. Iara aparece. O caçador escapa. Paulo pede para ninguém ir atrás de Mike. Jajale conta que Amorzinho estava ajudando o bandido. Anoitece. Todos voltam ao Sítio. Mike anda pela mata e o Jacaré Açú o encontra, o caçador foge. Amanhece, Paulo, Godofredo e Jajale se despedem de todos no Sítio. Amorzinho vai ter que dirigir. Os dias passam, a turma recebe uma carta da menina da selva. Jajale diz na carta que seu avô comprou o hotel da Amazônia e que agora todos moram lá. Amorzinho trabalha no hotel. Mike voltou para a floresta e continua fugindo do Jacaré. Depois de lerem a carta, Visconde mostra um jornal com a notícia do Paulo ter comprado o hotel. Emília vê outra notícia. O Sabugo lê e diz que uma banda está chegando na região. No Arraial dos Tucanos, a população faz uma passeata da igreja. Uma moça vestida de freira chega no Arraial fugindo de alguém.

A Dama dos Pés de Cabra

Capítulo 1 – Viagem para Portugal!
 Angico e Zequinha entregam flores para Dona Benta. Teodorico fica orgulhoso de ver os netos tão galantes. Mas Dona Benta tem uma certa desconfiança. Emília mexe em sua canastra, um ser aparece, entrega um medalhão e pede ajuda da boneca. Emília fica pensativa. O ser some. O Medalhão tinha um emblema do Real Gabinete de Leitura, localizado no Rio de Janeiro. Para descobrir o que significava aquele medalhão, a turma vai para o Rio de Janeiro, onde Benta conta a história da Dama dos Pés de Cabra, de Alexandre Herculano. O ser aparece novamente. Benta não acredita na história do ser que Emília conta. Todos voltam ao Sítio. O ser aparece novamente, e dessa vez todos veem. O misterioso serzinho avisa que precisam salvar Argemiro da Bruxa de Portugal. A Turminha decide ir para  Portugal. O Pó de pirlimpimpim fica responsável por levar todos para nossa velha metrópole.
Capítulo 2 – Dona Benta vai atrás de seus netos em Portugal
 Pedrinho joga o Pó de pirlimpimpim e a turminha vai para Portugal. O pozinho separa todos pelo país. Emília e Narizinho vão parar em frente de um monumento turístico. Pedrinho anda pelo país. A Bruxa de Portugal sai de dentro dentro de um bonde e segue o menino. Zé Carijó entra em uma lanchonete e pega alguns pastéis. O caipira paga com um dinheiro do Brasil e sai. Cuca vê na bola de cristal a turma em Portugal e decide invadir o Sítio. A Bruxa de Portugal fala com Pedrinho. O menino percebe que ela não tem reflexo e deduz que é uma bruxa , ele corre. Emília e Narizinho procuram por Pedrinho. O neto de Dona Benta vê a boneca e sua prima. Pedrinho avisa que tinha uma bruxa o seguindo. Emília avisa que é a Bruxa de Portugal. O vendedor da lanchonete vai atrás de Zé Carijó e pede para ele dar o dinheiro que vale em Portugal. A Turminha vê o caipira. Emília paga o dono da lanchonete com algumas moedas. No Sítio, Visconde mostra para Benta e Nastácia a carta que ele encontrou no corredor. Benta lê e fica feliz por seus netos estarem em Portugal. A avó decide ir atrás de seus netos. A Turma fala para Zé Carijó não arranjar mais confusão. Uma carta surge, é de Querelas, o ser misterioso que apareceu no Sítio. Na carta está escrito que eles precisam ir até o café e procurar o poeta. Amanhece. A Turminha vai para o café e acham outra carta que avisa para eles procurarem as três marias. Benta sai do Sítio a caminho de Lisboa. Cuca quer capturar o Visconde para fazer ele revelar o segredo da fórmula do Pó de Pirlimpimpim. Em Portugal, a turma anda por um forte. Emília encontra três marias, que são três pedrinhas. A Boneca diz que elas vão leva - los para onde está a Dama dos Pés de Cabra.
Capítulo 3 – A turma encontra a Dama dos Pés de Cabras

As três pedrinhas levam a turminha e o Zé Carijó para um local. No Capoeirão, Cuca está invisível e apronta com Pesadelo. Zequinha e Angico vêem e descobrem o capacete do sumiço. Os netos do Coronel querem pegar. Pesadelo pára no meio do caminho com dor de barriga. Cuca fica esperando o ajudante. Angico e Zequinha trocam os capacetes, que estão em uma sacola, por cocos. A Bruxa e o Pesadelo chegam ao Sítio e prendem Conselheiro e Quindim. Rabicó vê e corre. O Porco avisa para o Tio Barnabé o que está acontecendo. Nastácia conversa com Visconde na varanda. Cuca e Pesadelo aparecem. O sabugo e a cozinheira ficam pasmos. Em Portugal, a turminha escuta cantos no local onde eles estão. Todos seguem a música e encontram a Dama dos Pés de Cabra. A Princesa, que se chama Izabel fica triste, pois eles viram os seus pés transformados em pés de cabra. No Arraial, Angico e Zequinha aprontam com Teodorico, usando o capacete. Nastácia faz comida para Pesadelo. Rabicó e Barnabé observam. Na gruta, Cuca manda o Visconde falar qual é o segredo da fórmula do Pirlimpimpim. No aeroporto de Portugal, Dona Benta chega. A turminha fala para Izabel que Argemiro está vivo e que ela precisa leva - los para o castelo da Bruxa de Portugal. Um gato estranho ronda o local. Izabel avisa para a turminha que acredita que Argemiro está com medo de seus pés de cabra e avisa que não vai leva - los para o castelo da bruxa.

Capítulo 4 – A bruxa assusta Dona Benta

Izabel diz que não vai para o castelo da bruxa com a turminha. Dona Benta chega no hotel em Portugal e arruma suas coisas. Izabel avisa que não vai, mas vai mostrar o local onde fica o castelo da bruxa. A Turminha e o Zé Carijó saem. Dona Benta continua arrumando as suas coisas. A Bruxa disfarçada de camareira entra no quarto. Benta agradece as toalhas que ela trouxe. A avó estranha, pois a mulher conhece o seu nome. A bruxa revela quem é, Benta fica pasma. No Sítio, Pesadelo come vários bolos. Barnabé chega e tenta fazer o monstro dormir com uma paulada na cabeça, mas não funciona. Barnabé acaba preso. Na gruta, Visconde começa a falar as fórmulas que precisa para fazer o pó de pirlimpimpim. A Cuca não entende nada. Em Portugal, a bruxa se revela. Benta pega o crucifixo que Nastácia lhe deu e espanta a bruxa. Na casa do Teodorico, Joaninha e o Padre procuram pelos "fantasmas". Coisas estranhas acontecem. O Padre pega uma cruz e faz sinais para espantar os supostos fantasmas. Izabel pensa melhor e decide ir com a turminha. A Dama dos Pés de Cabra encontra seus novos amigos e avisa que estão perto do castelo da bruxa. No Sítio, Nastácia faz mais um bolo e coloca pimenta. Pesadelo come e passa mal. Na casa de Teodorico, o coronel se esconde. Angico e Zequinha aparecem. Dona Joaninha e o Padre vão embora. Cuca não entende nada dos ingredientes que Visconde precisa. Nastácia tenta ligar para o coronel, mas os netos de Teodorico escutam música e ninguém ouve o telefone tocar. Pesadelo aparece e a cozinheira se espanta. Em Portugal, a turma chega na frente do castelo. A Bruxa observa e fala com seu filho emparedado. A bruxa abre a porta do castelo. Emília resolve entrar. O resto fica com receio.

Capítulo 5 – Pedrinho consegue espantar o dragão

A turma se prepara para entrar no castelo da Bruxa. A Malvada vê tudo lá de dentro e manda um dragão ficar na porta do castelo. O Dragão surge, todos ficam com medo. Emília pega suas granadas de vespa e joga no dragão. No Sítio, Pesadelo amarra Nastácia em uma cadeira. Rabicó aparece no celeiro para salvar Quindim e Conselheiro. Cuca fica pasma com os ingredientes do pirlimpimpim e decide ir pegar tudo na venda do Elias. Em Portugal, Benta compra o livro da Dama dos Pés de Cabra para tentar achar alguma pista de onde seus netos podem estar. O dragão volta para o lugar com a ajuda da bruxa. Pedrinho se aproxima e joga uma pedra no olho do monstro. O Dragão some. A Bruxa de Portugal fica furiosa, mas vai se vingar. No Sítio, Rabicó desamarra Conselheiro e Quindim. Os três vêem Pesadelo e querem fazer algo. No Arraial, Angico e Zequinha colocam os capacetes e aprontam pela cidade. Todos os habitantes ficam pasmos e se unem na pensão para rezar e conseguir espantar os "fantasmas". Cuca chega na venda e alguém puxa o seu cabelo, ela deduz que os seus capacetes estão por perto. Em Portugal, a turma entra com Izabel. A Bruxa faz armaduras se mexerem e atacarem os invasores.

Capítulo 6 – Perigos no castelo da bruxa

As armaduras ganham vida e atacam a turma do Sítio e Izabel. Eles contra atacam. A Bruxa ri da cena. Pesadelo manda Nastácia fazer um banquete. Quindim e Conselheiro e Rabicó repassam o plano. O Porco vai para o seu posto com medo. No Arraial, Angico e Zequinha aprontam com Cuca disfarçada. A Bruxa volta ao normal e sai correndo para pegar os moleques. Todos os habitantes estão na pensão e ouvem barulhos na cidade. Todos vão para fora e vêem Cuca. Dona Joaninha desmaia. Em Portugal, Emília usa o faz de conta e faz chover. As armaduras enferrujam e todos continuam adentrando no castelo. No Sítio, Rabicó aparece na janela da cozinha. Pesadelo vê e vai atrás do porco. Rabicó atrai o monstro para o quintal. Conselheiro joga água nele e Quindim dá chifradas. Cuca volta para a gruta, e vê Visconde tentando se desamarrar. O Sabugo explica que falta mais um ingrediente: uma escama da cauda da Iara. Pesadelo chega na gruta. A Bruxa fica brava. Rabicó desamarra Nastácia. Barnabé acorda e também é desamarrado. Angico e Zequinha decidem aprontar na mata e capturar Iara. Em Portugal, a turma e Izabel estão cada vez mais para dentro do castelo. Uma aranha gigante aparece e lança teia em Pedrinho. O menino fica preso. Zé o salva. Emília pega inseticida em sua canastra e joga na aranha, ela foge. A Bruxa de Portugal decide se vingar.

Capítulo 7 – O enigma da Bruxa de Portugal

A Bruxa de Portugal decide se vingar. No Capoeirão, Cuca manda Pesadelo ir buscar os ingredientes que Visconde pediu. A Bruxa diz que a escama da cauda da Iara fica por sua conta e ela vai se vingar de todos. No Sítio, todos querem proteger a casa e preparam barreiras. Barnabé avisa Nastácia que Cuca pode usar magia para invadir o Sítio. No Arraial, Joaninha já está melhor. Angico e Zequinha falam para o avó que vão pescar Iara e saem. Teodorico fica pasmo. Em Portugal, Benta procura pelos seu netos. No castelo da bruxa, a turma chega ao fim do corredor e vêem um porta, eles deduzem que lá é o esconderijo da bruxa. Escorpiões surgem. Emília joga o pirlimpimpim e todos flutuam. A Bruxa fica furiosa. No Arraial, Teodorico e Elias saem para procurar Angico e Zequinha. Os netos do coronel chegam ao ribeirão e jogam os anzóis. Saci observa. Em Portugal, os escorpiões vão embora. Izabel tenta entrar pela porta do esconderijo da bruxa, mas uma lâmina de guilhotina cai. A Princesa escapa por pouco. A Bruxa explica que se forem espertos vão conseguir passar e que para parar a lâmina precisam ficar de olho no chão. No Sítio, Barnabé chama Saci para ajudar. No ribeirão, Iara vê os anzóis e os puxa. Angico e Zequinha colocam os capacetes e caem na água. Os dois aprontam com a Rainha das Águas. Saci ouve Barnabé lhe chamar e vai ver o que é. Saci diz que ninguém pode com a Cuca. A Bruxa do Capoeirão faz poções. Em Portugal, a turma, Zé e Izabel se concentram. Um símbolo aparece nas pedras do chão. Emília já sabe o que fazer.

Capítulo 8 – A bruxa de Portugal captura os invasores

Emília descobre que se eles seguirem as pedras que tem um símbolo no chão vão conseguir chegar ao esconderijo da Bruxa. Iara fica doida com a confusão que Angico e Zequinha fazem. A Rainha das Águas começa a cantar e faz os netos de Teodorico ficarem hipnotizados. Pesadelo chega na gruta com os ingredientes. Cuca manda o Pesadelo ficar de olho no Visconde. A Bruxa sai para pegar uma escama da cauda da Iara. Teodorico e Elias chegam ao riacho. Elias e o coronel vêem a Cuca e se escondem. Em Portugal, Izabel e a turma do Sítio chegam ao esconderijo da bruxa. Eles vêem Argemiro na parede. A Bruxa de Portugal fica brava e abre um alçapão, todos caem em uma cadeia e ficam prisioneiros da malvada. Todos querem sair de lá. Iara manda Angico e Zequinha aparecerem e contarem o que estavam fazendo. A Rainha das Águas fica brava, pois eles queriam pesca - la. Iara faz os dois virarem pedra e manda eles para fora do ribeirão. Cuca vê Elias e Teodorico. Saci chega. A Bruxa se aproxima. Elias desmaia. Cuca pega Teodorico. Saci não obedece a sua prima e foge. Os netos do coronel transformados em pedra aparecem. Cuca não quer perder tempo e parte para o fundo do ribeirão. Teodorico leva Angico e Zequinha para a sua fazenda. Elias o ajuda. Cuca fala com Iara e arranca uma escama da sua cauda. Anoitece. Nastácia e Barnabé vão descansar. Em Portugal, Benta não consegue tomar café no hotel e logo depois sai para procurar seus netos. No castelo da bruxa, Izabel e a turma dormem. Um ogro surge levando comida. A Bruxa aparece. Todos acordam. A malvada diz que Izabel vai ficar ali para sempre e que Pedrinho e Narizinho vão ser cozidos. A bruxa some. O ogro vai embora. Emília o observa e tem um plano para todos saírem dali.

Capitulo 9 – Argemiro é libertado

Emília conta o seu plano para todos. Dona Benta volta para o hotel muito triste. Ela tira um cochilo e tem um pesadelo com Narizinho. A avó diz que precisa encontrar a turma. Teodorico fica triste por seus netos estarem transformados em pedras. Dona Joaninha chega. O coronel não gosta da conversa da mulher. Na gruta da Cuca, Visconde diz que dá a receita do pirlimpimpim se a bruxa o libertar. Cuca pega a receita e faz o sabugo sair da gruta. Em Portugal, Benta pergunta para pessoas se viram uma menina de nariz arrebitado com uma boneca falante. As mulheres riem. A avó sai e deduz que ninguém deve conhecer uma boneca falante. Emília chama pelo ogro. O monstro aparece. A Boneca diz que querem mais comida e faz ele desmaiar. Emília pega a chave e todos fogem para salvar Argemiro. Cuca faz uma poção para desfazer os feitiços de Iara nos netos do Coronel e ela poder se vingar de Angico e Zequinha. A Bruxa diz a Pesadelo que vai ser ele que vai entregar a poção. O Monstro aparece na casa do coronel. Teodorico mesmo com dúvidas pega a poção e joga nos netos, eles começam a voltar ao normal. Iara fala para o Saci o que fez com os moleques e quer deixar os capacetes do sumiço em sua toca. Benta entra na sede Lisboa para procurar pistas de seus netos. A Turma e Izabel chegam no esconderijo da bruxa. Argemiro avisa que eles precisam pegar um medalhão para poderem liberta - lo. Emília entra no quarto da bruxa e pega o objeto. Argemiro é libertado. Izabel e o seu amado se beijam. A Bruxa de Portugal aparece.

Capítulo 10 – Todos à caminho do Brasil

A Bruxa de Portugal aparece e lança um raio. Argemiro fica com cabeça de burro. Emília pega as três marias e elas tiram todos de lá. A Bruxa fica brava. Todos aparecem em um local. Dona Benta procura pelos seus netos. A bruxa aparece, mas a avó a espanta com o crucifixo. Depois, Benta entra em um restaurante e pede uma água. O Velho Querelas aparece e entrega um enigma para a avó. Benta desvenda e parte para o Oceanário de Lisboa. A Bruxa de Portugal encontra a bolsinha que Emília deixou cair e já sabe como encontrar os fugitivos. A Malvada aparece onde Izabel e a turma estão. Emília usa novamente as três marias, todos surgem no Oceanário de Lisboa e entram no local. Teodorico fica feliz por seus netos terem voltado ao normal. Cuca avisa Pesadelo que Angico e Zequinha vão virar tartarugas. Em Portugal, Benta entra no Oceanário. A Bruxa também. A avó procura seus netos pelo Oceanário. A Bruxa também anda por lá. Izabel e a turma também estão dentro do ponto turístico de Lisboa. Benta sai sem encontrar ninguém. Izabel e a turma sentam em um bar dentro do Oceanário. Narizinho vê Benta do lado de fora. Todos saem. A avó vê a turma e fica feliz. No Arraial, Teodorico entra no quarto dos netos e percebe que tem tartarugas nas camas. Em Portugal, A Bruxa vê todos e os seguem. Benta, Izabel, Emília, Pedrinho, Narizinho e Zé entram no avião. A avó diz que Argemiro vai ficar bem no compartimento de animais. A Bruxa entra no avião e senta em uma poltrona.

Capítulo 11 – A Bruxa de Portugal aparece pelo Sítio

Benta, Emília, Narizinho, Pedrinho, Zé, Izabel e Argemiro chegam ao Sítio. Todos ficam felizes. Depois, Visconde conta para a turminha que Cuca esteve no Sítio. O Sabugo explica que não deu a fórmula do pirlimpimpim, ele deu outro tipo de produto. Na gruta, Cuca termina de fazer o "pó" e coloca para secar. Nastácia conta para Benta sobre a invasão da Cuca. A avó fica pasma. Izabel chora pelo seu amado no quarto de Narizinho. A menina entra e a vê chorando. Zé Carijó dá comida para o Argemiro transformado em burro. Joaninha explica a Teodorico o que as tartarugas comem. O Coronel fica pasmo com o que houve com seus netos. A Bruxa de Portugal aparece no capoeirão e coloca um anel que roubou do velho Querelas. Nastácia sai com Barnabé até o Arraial para pegar água benta com o padre. O Padre dá a água milagrosa. Barnabé e a cozinheira voltam ao Sítio. Nastácia dá um pouco de água benta para o velho. A Bruxa de Portugal entra em uma casa abandonada. Uma moça se aproxima e pergunta para a malvada onde é o Arraial dos Tucanos, pois ela quer encontrar Joaninha. A Bruxa usa sua magia e troca de roupa com a mulher. A Moça desmaia. A Bruxa parte para o Sítio. Benta diz para Nastácia que não precisa se preocupar, pois Izabel e Argemiro foram amaldiçoados e explica que eles não são daquele jeito. Barnabé coloca a água benta na janela da sua casa. Izabel sente a presença da Bruxa de Portugal por perto. Na gruta, Cuca cansa de esperar e joga o pó de pirlimpimpim. Acontece uma explosão. A Bruxa de Portugal chega ao Sítio e encontra Barnabé na janela. A Malvada pede um copo de água para o velho. Emília observa de longe. Barnabé se descuida e deixa a água benta cair na bruxa, ela se queima. Emília fica pasma.

Capítulo 12 – Benta esclarece para o povo do Arraial que Cecéu não é bruxa
 Barnabé fica pasmo com o que houve com a mulher. Emília aparece e explica. A Bruxa de Portugal aparece no capoeirão novamente. Visconde conta para Benta que deu a receita errada para Cuca. A Bruxa do capoeirão fica brava com o sabugo do Sítio e quer se vingar. A Bruxa de Portugal também quer se vingar. Relâmpagos e trovões começam. Izabel fica sabendo que a bruxa está rondando o Sítio. A Princesa ouve os trovões e diz que é a bruxa. Cuca também vê os relâmpagos e manda o Pesadelo investigar. A afilhada de Joaninha acorda com medo e quer encontrar a sua madrinha. Pedrinho fica sabendo que a Bruxa de Potugal está perto do Sítio. Emília tem uma ideia. A Boneca pega uma caixa e coloca dentro dela uma cruz, água benta e alho. Joaninha ajuda Teodorico a cuidar das tartarugas. A ajudante de Elias chama pela dona da pensão e avisa que tem uma mulher estranha lá dentro. O Coronel liga para Benta e conta o que houve com seus netos. A avó fala para a turminha o que houve com Angico e Zequinha todos riem. Joaninha entra na pensão e não reconhece a sua afilhada e acredita que ela é uma bruxa, pois está com roupas de bruxa. A Dona da pensão e a ajudante do Elias chamam pelo delegado. Ele aparece e prende a moça. Zé Carijó vê a confusão da "bruxa". O caipira fala para Benta, que decide ir até o Arraial. A turminha quer ir junto. Pesadelo encontra a Bruxa de Portugal. A Malvada fica feliz por saber que tem outra bruxa pela mata. Quindim, Rabicó e Conselheiro conversam com Izabel. A Princesa diz que a bruxa é um perigo. Benta e a turminha chegam ao Arraial. A avó deduz que a mulher não é bruxa e pede para o delegado soltar a moça.
Capítulo 13 – A Bruxa de Portugal faz amizade com a Cuca

Benta avisa a todos os tucanenses que a moça não é bruxa. Para provar a avó e a turminha usam crucifixo, água benta e alho. Cecéu agradece Benta. A Bruxa de Portugal pede para Pesadelo mostrar onde é a gruta da Cuca. A Malvada faz o monstro encolher e o manda mostrar o caminho. Benta mostra os documentos de Cecéu. Dona Joaninha percebe que ela é mesma sua afilhada. Depois, Benta e as crianças visitam Teodorico e ficam pasmos com o feitiço em Angico e Zequinha. No Sítio, Izabel fala para Visconde que a Bruxa de Portugal está por perto. Benta e a turminha saem da casa de Teodorico. Emília diz que a Cuca destransformou os netos do coronel que estavam virados em pedra, não foi para ser boazinha. Todos voltam ao Sítio. A Bruxa de Portugal aparece na gruta. Cuca fica brava. A bruxa portuguesa mostra o Pesadelo em miniatura. As duas ficam amigas. As bruxas tomam chá. Saci aparece e fica pasmo ao ver a sua prima tratando bem uma visita. Benta diz para os netos que precisam ajudar os netos do coronel. Saci aparece e fala o que viu na gruta. Emília deduz que a visita de Cuca é a Bruxa de Portugal. Izabel ouve e desmaia. Depois, a Dama dos Pés de Cabra descansa. Emília tem uma ideia. A Bruxa de Portugal faz Pesadelo voltar ao normal. Cecéu é obrigada a limpar a pensão se quiser ficar lá. Teodorico sente falta de sues netos. Emília fala para o Saci que ele tem que deixar Iara brava, pois assim ela pode se vingar das bruxas. Saci fala para a Rainha das Águas que tem uma bruxa mais bonita do que ela pela mata e que Cuca pegou uma escama da sua cauda para fazer um feitiço de ficar feia e dar para ela. Iara fica brava. Emília fica feliz, pois o seu plano pode dar certo.

Capítulo 14 – Dona Benta é enfeitiçada!
Saci aparece no Sítio e avisa que já fez a Iara ficar brava com as bruxas. A Boneca sai. Visconde ajuda Emília a telefonar para Teodorico. A Boneca manda o coronel ir para o Sítio e trazer os seus netos transformados em tartarugas. Cuca e a Bruxa de Portugal conversam. A Bruxa portuguesa diz que precisa sair. Na mata, Saci e Pesadelo conversam sobre a nova bruxa da região.A Bruxa de Portugal aparece no Sítio e hipnotiza Zé Carijó. Ela manda o caipira trazer o Argemiro. Zé sai e a malvada se esconde, pois Teodorico chega. O Coronel mostra as tartarugas para Benta e Natácia. Izabel vê Zé prendendo Argemiro e vai atrás. A Princesa tenta impedir. Emília e Pedrinho chegam. A boneca diz que Zé está hipnotizado. Pedrinho joga uma pedra no caipira e ele volta ao normal. A Bruxa de Portugal vê e volta para a gruta da Cuca. A malvada portuguesa avisa que tem um feitiço e decide jogar em Benta. A avó conversa com Nastácia na cozinha e começa a se sentir mal. Nastácia se vira e desmaia. As bruxas riem e comemoram, mas logo começam uma briga. Narizinho entra na sala e vê uma menina sentada. Narizinho percebe que a menina está com as roupas de sua avó. Visconde chega e fala sobre Nastácia desmaiada. O Sabugo deduz que a menina é a Dona Benta. Iara quer se vingar das bruxas. A Bruxa de Portugal avisa para Cuca que a dona do Sítio do Picapau Amarelo vai ficar cada vez menor, até virar uma sementinha. Saci aparece no fundo do rio e fala com o reflexo de Iara no espelho. Cuca vai jogar um feitiço na Bruxa portuguesa, que está dormindo. A Malvada acorda. Nastácia vai levar um lanche para Dona Bentinha é percebe que a avó virou um bebê.
Capítulo 15 – Izabel decide se entregar para a bruxa

Nastácia vê Dona Benta transformada em bebê e fica pasma. Visconde aparece e também fica pasmo. Barnabé aparece na janela e não entende nada. Izabel fala para Narizinho que a Bruxa está ali por sua causa. A Bruxa de Portugal faz a Cuca dormir e avisa para Pesadelo a sua patroa só vai acordar quando ela quiser. Emília, Narizinho, Pedrinho e Visconde não sabem o que fazer. Eles ouvem um grito de Nastácia e vão para a cozinha. A Cozinheira avisa que Benta virou uma sementinha. Izabel alimenta Argemiro. Visconde avisa para a turminha que Benta poderá sumir, pois a avó está regredindo. Nastácia chora pela Benta. Barnabé a consola. Izabel se acha culpada de tudo o que está acontecendo de ruim no Sítio. Izabel pega Argemiro e avisa ao Zé Carijó que vai se entregar para a Bruxa de Portugal. Zé tenta fazer a princesa desistir da ideia, mas não consegue. A Dama dos Pés de Cabra se despede de Quindim e Conselheiro e sai do Sítio. Emília quer pedir para Izabel dizer todos os pontos fracos da Bruxa. A Boneca fala com Zé e descobre que a princesa foi embora. Nastácia não encontra os netos de Teodorico transformados em tartarugas e grita pedindo ajuda. Emília manda Zé plantar Dona Benta transformada em sementinha. Rabicó traz o regador. A Boneca rega e a semente brota. Benta aparece, todos ficam felizes. A Bruxa de Portugal vê tudo na bola de cristal e quer acabar com todos do Sítio do Picapau Amarelo.

Capítulo 16 – Cuca ataca a Bruxa de Portugal

A Bruxa de Portugal fica brava, pois Emília fez Benta voltar ao normal. A Malvada começa a fazer raios e trovões. Cuca finge que dorme, para mais tarde poder atacar a sua nova inimiga. Iara fala com seu reflexo, que dá a ideia de a Rainha das Águas usar os capacetes do sumiço que Cuca esqueceu em sua toca. Emília, Benta e Narizinho ouvem trovões e vêem raios, elas estranham, pois o céu está limpo. No Arraial, todos vêem os raios e ouvem os trovões. Uma ventania começa, todos correm. Dona Joaninha vai na casa de Teodorico para cuidar das tartarugas e poder ficar um tempo com o coronel. Teodorico avisa que as tartarugas foram para a casa de Benta. Izabel e Argemiro andam na mata e se assustam com os raios. Barnabé e Nastácia conversam e vêem os raios. Rabicó fica com medo e abraça a cozinheira. Benta vê os raios. Emília diz que é a bruxa que está fazendo aquilo. A boneca avisa que a malvada está tentando acertar raios nela. Iara entra no gruta e coloca o capacete. Cuca vê e decide esperar para atacar. Iara ataca a Bruxa. Os trovões e raios param. A Turminha decide sair para procurar Izabel. Benta aceita, pois a princesa pode estar em perigo. Teodorico diz para Joaninha que ela tem que ir embora. A Bruxa de Portugal começa a jogar raios pela gruta. O Capacete de Iara voa. A malvada sufoca Iara e ela desmaia. Joaninha volta para a pensão. Cecéu diz que não é legal ficar na casa de solteiro, pois o povo pode falar. Joaninha quer que aconteça isso mesmo e pede para a afilhada espalhar a notícia. Cécéu conta para Margarida e a notícia vai se espalhando. Emília diz para Barnabé, Quindim, Rabicó e Conselheiro procurarem as tartarugas, enquanto os outros vão para a mata procurar Izabel. A Dama dos Pés de Cabra vê as tartarugas na mata. A Bruxa de Portugal está feliz. Cuca levanta, segura sua inimiga por trás e morde a sua mão. A mão cai e sai andando. Iara acorda e vê a cena. A Bruxa de Portugal fica pasma.

Capítulo 17 – Cuca e Iara querem o Anel da bruxa
 A  mão da bruxa foge. Cuca aperta o pescoço da bruxa, mas ela some. A Mão continua fugindo. Pesadelo sai para procurar a mão, pois Cuca e Iara querem o anel de poderes que está no dedo. Izabel e Argemiro andam com as tartarugas nas mãos, eles se escondem, pois Pesadelo está por perto. Pesadelo pega a mão. A Princesa e o filho da bruxa ainda estão escondidos, pois o Saci está por perto. Benta e Nastácia conversam sobre os netos de Teodorico. Pesadelo leva a mão para a gruta. Iara e Cuca brigam por ela, a mão consegue fugir novamente. Todos da gruta vão atrás. A Turma do Sítio acha Izabel e Argemiro. A Princesa diz que as tartarugas estão lá trás. A Turma vai até lá. A Dama dos Pés de Cabra e seu amado fogem. A Bruxa faz uma mão de gavião aparecer no lugar da outra. Teodorico avisa para Joaninha, Cecéu, Margarida, Elias e o padre que não casa com a dona da pensão. A Turma procura os fugitivos na mata. A Mão passa por eles. Iara, Saci e Pesadelo surgem. O ajudante consegue escapar. Iara conta o que está acontecendo. Emília avisa para a Rainha das Águas que ela e Cuca precisam achar o anel para acabar com a bruxa. Iara vai para a gruta fazer o acordo. A Mão entra na pensão de Joaninha. A Bruxa vê e entra no estabelecimento como hóspede. Barnabé, Quindim, Rabicó e Conselheiro vêem Argemiro e Izabel na mata, mas os dois conseguem fugir. Depois, a turma vê os dois.
Capítulo 18 – Dona Joaninha encontra o Anel da Bruxa

Emília convence Izabel e Argemiro a voltarem para o Sítio. A Bruxa de Portugal dá uma moeda de ouro para Joaninha. A dona da pensão aceita em hospedar a malvada. Cecéu leva a nova hóspede para o quarto. Na gruta, Iara e Cuca fazem um acordo. Teodorico fala com Dona Benta e pede notícias de seus netos. Benta não tem coragem de contar o que houve com as tartarugas. A avó pergunta para Barnabé, Quindim, Conselheiro e Rabicó se encontraram as tartarugas. Eles avisam que não. A Bruxa procura pela sua mão na pensão. Joaninha e Cecéu acreditam que a hóspede é louca. Emília conta o seu plano para Izabel. A princesa tem medo que algo dê errado. Emília diz que seus planos nunca dão errado. A Boneca chama Casca de Cascadura e pede para eles chamarem o Doutor Caramujo para examinar os pés de cabra de Izabel e a cabeça de burro de Argemiro. Cuca, Iara e Pesadelo descobrem onde está a bruxa. Eles vão disfarçados até a pensão, capturam a bruxa e levam para a gruta. Doutor Caramujo vai até o Sítio e diz que vai fazer uma cirurgia em Izabel e seu amado. Joaninha encontra a mão em sua pensão. Ela pega o anel e coloca em seu dedo. Benta estranha o Doutor Caramujo no Sítio e pede o que está acontecendo. 

Capítulo 19 – Doutor caramujo causa mais confusões no Sítio

Dona Benta acredita que a cirurgia que o Doutor Caramujo vai fazer não vai dar certo, mas mesmo assim o médico começa a fazer a operação. Dona Joaninha coloca o anel que ela achou no dedo e se transforma em moça bem nova. Cecéu fica pasma. Cuca manda Pesadelo fazer cócegas na Bruxa de Portugal para ela falar onde está o anel. Benta liga para Teodorico e avisa que Angico e Zequinha sumiram. O coronel não dá bola, pois Joaninha nova aparece e ele fica encantado. Doutor Caramujo termina a operação e diz que tem que esperar até amanhã. Amanhece, Doutor Caramujo tira os esparadrapos e os pés de Izabel viram pés de coelhos e a cabeça de Argemiro vira cabeça de coelho. Emília fica brava. Dona Joaninha nova aceita a se casar com coronel. Benta descobre sobre o casamento e fala para a turminha, que fica pasma. A Bruxa de Portugal fala que a mão estava na Pensão Pão Doce. Iara, Pesadelo e Cuca querem ir para lá. Saci observa tudo à mando de Emília. Doutor Caramujo transforma os pés de Izabel em pés de pato. A Cabeça de Argemiro volta a ser de burro. Saci fala para Emília o que viu na gruta. A Boneca avisa que também vai atrás do anel.

Capítulo 20 – Emília consegue o anel e acaba com toda a confusão

Emília avisa que também vai atrás do anel. Cuca, Iara e Pesadelo aparecem disfarçados no Arraial e entram na Pensão. Joaninha avisa que não viu nem um anel e diz que o seu gato pode ter comido. Os três vão para fora e vêem o gato. Pesadelo sobe no telhado e pega o gato. Todos do Sítio vão para o casamento de Teodorico. No Arraial, todos comparecem a festa do coronel e de "Tibita", a Joaninha nova. Na hora do casamento, o padre começa a cerimônia. Emília pára tudo e tira o anel da mão de Joaninha, ela volta a ser velha. Todos ficam pasmos. Depois, Teodorico agradece a turma do Sítio e descobre que seus netos fugiram. Izabel, Argemiro, a turminha e o Saci chegam do lado de fora da gruta. Emília entra e mostra o anel. Cuca, Iara, Pesadelo e a Bruxa de Portugal correm atrás da boneca. Emília chega perto do rio e joga o anel, que cai em cima de uma pedra. Todos pensam que ele caiu no rio. A Bruxa de Portugal empurra Cuca e Pesadelo. Iara faz a portuguesa virar pedra e a joga no rio. A Bruxa evapora. Iara entra no rio. Cuca e Pesadelo voltam para a gruta. A Turma percebe que Izabel e Argemiro sumiram. Emília avisa que o feitiço da bruxa acabou e eles foram para Portugal. Depois, Dona Benta diz que Emília está certa. Iara avisa para seu reflexo que não achou o anel. O velho Querelas aparece na pedra e pega o anel. Tempo depois em Portugal, Izabel e Argemiro, livres dos feitiços, esperam um filho e se for menina, eles vão colocar o nome de Emília.
Em breve os resumos do episódio Aladim. Se o Futura reprisar O Pequeno Samurai os resumos seram escritos. O episódio Dom Quixote de la Mancha regravação de 2005  sera postado estão sendo editados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário